Fundamentos do Batismo no Espírito Santo

a) Fundamentos Bíblicos:

O Batismo no Espírito Santo é mas conhecido no Novo Testamento, embora no Velho Testamento já tenha acontecido na vida dos profetas(Números 11, 1-30).
No Novo Testamento vemos nas narrações evangélicas do profeta João Batista, revelando que o Messias batizaria no Espírito Santo e no fogo(Mateus 3, 11/ Marcos 1, 8/ Lucas 3, 16 e João 1, 33).
Logo depois Jesus prometeu aos discípulos que rogaria ao Pai para que Ele mandasse outro Paráclito, isto é, o Espírito Santo, e instrui acerca do Espírito e de sua missão(João 14, 15-16.26/ João 15, 26 e João 16, 7-15).
Após a Ressurreição o Senhor sopra sobre os discípulos o Espírito Santo(João 20, 22), Jesus também fez promessas do envio do Espírito(Lucas 24, 49 e Atos 1, 8) e por fim Lucas narra o cumprimento da promessa(Atos 2, 1-11).
Quando falamos de Batismo no Espírito Santo, nos referimos a uma graça espiritual com profundas raízes bíblicas lançadas pelo profeta João Batista e pelo próprio Jesus. Jesus instruiu os discípulos e depois os batizou no Espírito Santo.

b)Fundamentos Doutrinários: 

A doutrina sobre o Batismo no Espírito Santo se formou a partir dos ensinamentos que Jesus ministrou pessoalmente aos Apóstolos e que transmitiram à Igreja Primitiva. É a partir desta Sagrada Tradição que compreendemos os fundamentos doutrinários da Efusão do Espírito Santo.
No tempo da Igreja Primitiva, quando a Sagrada Tradição estava se formando, o Batismo no Espírito Santo não gerava polêmica entre os crentes, nem tampouco perplexidades.
O Documento Avivar a Chama vai concluir que: "a iniciação cristã é Batismo no Espírito Santo" e ainda vai nos dizer mas:
"Os pentecostais ortodoxos(pentecostais protestantes) não inventaram o Batismo no Espírito Santo. Ele pertence à integridade da iniciação cristã testemunhada pelo Novo Testamento e pelos primeiros mestres pós-bíblicos da Igreja. Pedro descreve os elementos essenciais da iniciação cristã com estas palavras: 'Convertei-vos e cada um peça o Batismo em nome de Jesus Cristo, para conseguir perdão dos pecados. Assim recebereis o dom do Espírito Santo'(Atos 2, 38). A vida cristãcomeça com uma conversão à pessoa de Jesus, mas também envolve, essencialmente, o dom do Espírito Santo.
Baseado na doutrina da Igreja tiramos um conclusão lógica: o Batismo no Espírito Santo é liturgia pública e é normativoAlguns teólogos e santos da Igreja tinham o Batismo no Espírito Santo como sinônimo de iniciação cristã e também consideravam o recebimento de carismas parte integrante da iniciação cristã.
São Tomás de Aquino em sua obra, a Suma Teológica disse: "A cada novo envio do Espírito a graça passa a operar de um modo absolutamente novo, cada novo envio do Espírito produz uma verdadeira vida nova".
O Catecismo recolhe essa doutrina nos seus números: 696, 731, 746, 1287 e 1699. No 696 repete Lucas 3, 16, nos números 731 e 746 fala-se da Efusão do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Algo bom e reconfortante vem no número 1287 e o 1288 segue dizendo que os Apóstolos seguiram comunicando esta graça a todos os que creram em Jesus e que esta graça é perpetuada na Igreja.
Concluímos dizendo que a Doutrina da Igreja, formada a partir da Tradição Apostólica, passando pelos séculos chegou aos nossos diasfundamentando o Batismo no Espírito Santo.


FONTE DE PESQUISA: Apostila 1 Módulo Básico da RCC(Identidade da Renovação Carismática Católica).
FORMADOR: Vanderlei Bernardo Dias(Coordenador do Ministério de Formação do Grupo de Oração Chama Viva).